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ÓLEO DO MOTOR – TIPO DE MOTOR

Quando iniciei a série de Posts intitulados “Tudo sobre óleo do motor” minha preocupação era repassar informações que considero mais importantes. Apresentamos a classificação do óleo quanto à qualidade e viscosidade. Nesse Post vamos entender que para cada tipo de motor recomendamos um período de troca distinto.

De modo a facilitar o entendimento, identifiquei três tipos de motores com características distintas. Não importa se o motor é de quatro, seis ou mais cilindros. Muito menos se o motor está disposto em linha ou em “V”. Essas características não influenciam no período de troca. O que é determinante para a substituição do óleo é o número de válvulas do motor, e se o motor é aspirado ou turbocomprimido.

Motores multiválvulas
Esses motores são caracterizados pela presença de mais de duas válvulas por cilindro. Por contarem com um número maior de peças, tornam o motor mais sofisticado e complexo. O maior número de componentes nesse tipo de motor exige uma melhor lubrificação. Em função disso a troca do óleo deve ser realizada a cada 5.000Km, seja em circuito urbano ou em estradas. Uma atenção especial deve ser dada principalmente aos motores multiválvulas de baixa cilindrada, como os 1.0 16v. Esses motores apresenta maior tendência de carbonização e degradação do óleo quando em uso na cidade.

Motores TurboNo caso dos motores sobrealimentados o rigor com o período de troca do óleo é ainda maior, devido à necessidade de lubrificação da turbina. O período de troca deve se limitar a 3.500 Km na cidade, estendendo até 5.000 Km em percurso rodoviário. A justificativa para um período tão curto é o fato da Turbina possuir mancais flutuantes, ou seja, é a película formada pelo óleo que apóia o eixo da Turbina. Logo, se a qualidade do óleo estiver comprometida afetará diretamente a vida útil do turbo.

Motores 8 válvulas
Já no caso dos motores com 8 válvulas, por serem mais simples mecanicamente, podem ter seu período de troca estendidos até 7.500 Km quando utilizado em condição de estrada. Em uso urbano, recomenda-se substituir o lubrificante a cada 5000Km em uso exclusivamente urbano.

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